
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Realizar análise do Ambiente Interno e Externo
Avaliação interna dos pontos fortes e fracos da organização (recursos humanos, financeiros, tecnológicos, processos internos e imagem), identificação das oportunidades e ameaças do ambiente externo, como tendências econômicas, sociais, políticas e tecnológicas, além da legislação vigente e as demandas da sociedade (SWOT).
Definir primícias
básicas da instituição
Construir com os participantes da oficina a razão de existir da instituição, sua visão do futuro e definição dos princípios e crenças que irão nortear o comportamento de seus colaboradores.
Formular os Objetivos
Estratégicos e de Estratégias
Construir a definição e hierarquização dos objetivos estratégicos utilizando a metodologia SMART, considerando o marco temporal para projetos de curto, médio e longo prazo (BSC).
Implementar Planejamento
Estratégico
Planos de Ações para cada um dos
objetivos estratégicos, com definição de
atividades, prazos e indicadores de
desempenho, além de metodologia de
acompanhamento contínuo de
implementação do plano e realizar ajuste,
quando necessário.
Avaliação e Aprendizado
Definir metodologia de avaliação periódica para medir o desempenho da organização em relação aos objetivos estabelecidos e Aprendizado organizacional onde serão utilizados os resultados da avaliação para identificar, corrigir desvios e aprimorar o
processo de planejamento estratégico.